domingo, 29 de novembro de 2009

Para Todos os Adultos

O advento da televisão trouxe informação. A criação dos automóveis encurtou as distâncias. Os eletrodomésticos facilitaram nossa vida. Guerras começaram e terminaram. Mortes. Conquistas, desenvolvimento, evolução. E a moda caminhou ao lado de todas essas transformações, absorvendo culturas, tradições, pensamentos e tecnologias, aperfeiçoando-se e tornando-se algo intrínseco ao ser humano.

Hoje vivemos o revival do luxo dos anos 20, das formas dos anos 40, das cores dos anos 80; porém, convivemos com o aquecimento global, com as tragédias diárias, com o desmatamento desenfreado e até mesmo o sonho utópico de um mundo melhor já se tornou insólito nas mentes dos adultos do futuro. Se a moda está tão presente em nossas vidas há tanto tempo, haveria de adequar-se à situação crítica que o mundo presencia hoje. Para isso, novas tecnologias foram criadas, tecidos recheados de conscientização foram apresentados e estilistas do mundo todo provam que não há futilidade, e sim preocupação por parte do Design de Moda, ao, a cada nova coleção, se mostrar sempre mais preocupado no que diz respeito ao ecologicamente correto.

Aliado a essa tanta importância com o meio ambiente, desvendaram-se possibilidades que comprovaram o fato dos tecidos tecnológicos, cada vez mais, terem ganhado seu lugar cativo na preferência dos estilistas e dos consumidores atuais. Mostraram-se vantagens no uso destes tecidos, como um melhor desempenho nos esportes, maior comodidade e conforto a quem usa tais criações e sem falar no fato da consciência de preservação acerca de todo o ecossistema natural da Terra.


Destarte, a moda permanece com sua condecoração de ativa preocupada e seguidora do cotidiano mundial; por mais que o revival das décadas passadas esteja nas ruas, não está em cópias fiéis do que se era vendido anos atrás. Uma releitura foi feita, deixando lacunas nas roupas que já foram tendência do passado. Porém, lacunas estas preenchidas ao carregar consigo os adicionais do presente, através do pensamento de preservação ecológica.


Por fim, dizem ser a moda a formadora de opinião, demarcadora de território e ditadora de tendências. E realmente ela é e faz uso desse poder ao mostrar para o mundo o problema que o planeta enfrenta atualmente, gerando soluções e deixando uma marca indelével na cabeça de todos os adultos de hoje sobre a legitima preocupação em melhorar a vida de seus descendentes.

4 comentários: